A Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros Nativos - COBRAP, foi fundada em 12 de outubro de 2002, como uma entidade registrada sem fins lucrativos, independente e desvinculada do Poder Público.
É a instância máxima do movimento organizado de criadores de pássaros nativos. Reune, representa, coordena e defende os legítimos interesses da classe, sendo formada por Federações/Ligas legalmente constituídas, e suas respectivas entidades de criadores de pássaros nativos existentes em todo o Brasil (Associações, Clubes e Sociedades).
Difundir, orientar, estimular a criação, conservação e o uso sustentado das aves nativas brasileiras, defender os legítimos interesses da classe de forma institucional e permanentemente junto aos órgãos públicos, com respeito a adequação da regulamentação e a sua aplicação na prática.
Organizar e supervisionar o Campeonato Nacional através de etapas realizadas e promovidas por Clubes, sob a coordenação das Federações/Ligas estabelecidas em diversos estados do Brasil.
Busca contínua de caminhos que visem a segurança jurídica e a tranquilidade perene aos sócios das entidades ornitofílicas no exercício de suas legitimas atividades de criação ex situ de aves nativas de origem silvestre.
A existência da COBRAP se fundamenta principalmente no uso sustentado da biodiversidade, previsto em lei, pautado pela conservação das espécies. Tem enorme preocupação com as aves ameaçadas de extinção sempre disposta a colaborar nos planos de manejo oficiais que visem a respectiva reintrodução na natureza.